quarta-feira, 12 de maio de 2010

3 anos no Québec!

3 aninhos no Canada...

O tempo passa rapido por aqui... isso até assusta!

Esses 3 anos acrescentaram muito na minha vida pessoal... Aprendi tanta coisa nova e diferente e principalmente a amar cada vez mais nosso paìs de origem... hahaha... To falando sério! Tanto eu, como o Marcelo, estamos cada dia mais apaixonados pela nossa cultura! Como somos inteligentes, dinâmicos, amigos, amorosos, animados, cabeça aberta, etc... temos inumeras qualidades que muito povo nao tem! E quando falamos de Canada, a mistura de raças é tanta que nao da pra comparar somente com a cultura daqui; temos que pensar nos arabes, hispanos, romenos, italianos, etc...

Muitos devem estar se perguntando o porque nao voltamos entao, se o Brasil é tao bom?

Isso é algo possivel, sim! Nunca sabemos o dia de amanha, nao é mesmo? Se o Brasil melhorar em questao de pobreza e violência, existe uma grande chance pra isso acontecer... enquanto isso, prefiro ter os meus pés no gelo mesmo... rsrsrsr... e viver com as pessoas futeis daqui, que nao sabem nem que português é uma outra lìngua, que pensam somente em trabalhar e ganhar dinheiro, comprar, comprar, comprar e nao tem consciencia de que a àgua é algo importante no mundo e que eles nao deveriam regar a grama todos os dias, inclusive nos dias de chuva; do que viver com os espertos brasileiros que tiveram que aprender a serem espertos para nao serem passados para tras no nosso pais maravilhoso.

Voces devem estar confusos, pois ao mesmo tempo que elogio eu também condeno... é assim que nos sentimos depois de 3 anos: verdadeiros sem-tetos!

Se hoje voltarmos para o Brasil, vamos nos lamentar do que deixamos aqui; e se ficamos bate a saudade de tudo que deixamos para tras... hahahaha... seres humanos!

O que eu quero dizer é que uma vez que saìmos do nosso paìs e vivemos em outro lugar, podemos mudar para onde for que sempre vamos comparar o que tem de melhor em um lugar e outro... o sentimento é mesmo de que nunca estaremos 100% em casa, pois sempre vai faltar algo que està no outro lugar... Seria otimo se pudessemos juntar tudo de bom de cada canto... mas o lugar perfeito nao existe!

Sao 3 anos sem pisar na nossa terra de verdade, sem comer a verdadeira pizza de mussarella, sem abraçar nossas familias, sem contar aquela piada para aquele amigo que conhecemos tao bem... Depois de 3 anos, ficamos assim: so lembrando das coisas boas e esquecendo dos assaltos, estupros, do povo porco escarrando na rua, do idiota que joga papel pela janela do carro, dos preços absurdos de um carro mil, do metrô lotado, do barulho sonoro, etc...

Entao, acho que uma coisa que é bastante importante para um imigrante, é voltar para sua patria para fazer uma visitinha de vez em quando... Estamos nos programando para isso, pois depois de um tempo, tudo por aqui deixa de ser encanto e o Brasil que era ruim passa a ser visto como bom. Nome disso: Saudade! Temos que voltar para visitar e ver a realidade... acho que isso vai ser muito importante para termos uma idéia concreta de que fizemos uma boa escolha.

Nenhum comentário: